logo RCN
INTERESSE

Observadores de olho nos campos da Copa Maravilha

  • Eliane dos Santos -

Durante a semana, lances bonitos, passes de bola e muitos gols enchem os olhos dos observadores que se encontram em Maravilha durante a realização da 4ª Copa Maravilha - Taça Fabinho Baiano. "O clube me desloca e faço as observações. A primeira característica que levamos em conta é se o atleta tem talento, se tem capacidade de integrar nossas categorias. Outros requisitos são o biotipo do atleta, intensidade e mobilidade de jogo, relação com a bola, todas essas características são observadas", explicou Edgar de Matos Albino, observador técnico do Atlético Mineiro.

Albino, assim como os observadores do Cruzeiro/MG, Grêmio de Porto Alegre/RS, Fluminense/RJ, Chapecoense/SC e Atlético Paranaense/PR, chegaram a Maravilha ainda no sábado e acompanharam a abertura do evento. O Atlético Mineiro, que tem sede em Belo Horizonte, recebe os atletas selecionados para os testes. Segundo Albino, a partir do interesse ele relaciona os atletas e entra em contato com seus responsáveis, sejam eles diretores de futebol, treinadores ou família para a realização do teste. Se o atleta atender todos os requisitos e mostrar talento, tem chance de ficar na base do Galo e se profissionalizar.

Durante a Copa Maravilha, na primeira fase, Albino conseguiu selecionar quatro atletas que despertaram interesse. "Esses clubes de grande porte têm um trabalho de excelência, então, talvez, nesses jogos os garotos não consigam mostrar o mesmo nível dos atletas que temos lá. O que nós temos que olhar e entender é a projeção do atleta, para ver se ele consegue atingir o nível esperado", explicou.

Azuris

Fábio Augusto Hackenhaar é observador técnico do Azuris Futebol de Alta Performance, com sede em Marmeleiro (PR). Durante a Copa Maravilha, ele esteve na Cidade das Crianças, observando atletas, aja vista que o Azuris é um projeto abrangente e inovador que iniciou este ano a estruturação da captação de atletas.

"Observamos em primeiro lugar a qualidade técnica do atleta, forma que lida com a bola, perfil físico, situações táticas e psicológicas. O Azuris, com um investimento alto no Sudoeste do Paraná, também com a construção do Centro de Treinamentos (CT), - que vai contar com cinco campos, de forma a chegar ao patamar nacional, falando em termos de formação de atletas da base, por essa razão este mês me desloquei até as competições pelo Brasil para este trabalho de captação", explica.

Segundo Hackenhaar, a Copa Maravilha é uma das maiores do Brasil e conta com um celeiro muito interessantes de atletas. "Temos certeza que desta copa saem muitos talentos", destaca. De Maravilha, o Azuris conta atualmente com os atletas Gabriel Pereira, Guilherme Porto, e outros atletas que estão na parte de iniciação no Clube.

Atualmente o Clube trabalha com atletas nas categorias 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, em forma de monitoramento e, nas categorias sub-10, 11, 12, 13, 14 e 15.


Campeonato Municipal de Suíço finalizado Anterior

Campeonato Municipal de Suíço finalizado

Laura Spenazzatto agora é do Verdão Próximo

Laura Spenazzatto agora é do Verdão

Deixe seu comentário